Criatividade: 3 mitos que provavelmente você já ouviu por aí!

Certamente você já ouviu muitos mitos sobre criatividade por aí. Muito se fala sobre o assunto, para alguns, parece algo inacessível, inalcançável. Aquela coisa de sorte, só tem quem nasceu assim, com essa iluminação especial. Certo? Errado! Já começamos por aí, pelo principal mito sobre criatividade que você já escutou.

Mas antes de aprofundar nos tópicos, vamos entender um pouco mais sobre o que é a criatividade. 

significado de criatividade

Além da capacidade de criar, criatividade também é um caminho, uma maneira diferente, fora do convencional de solucionar problemas, trazer soluções para o dia dia. Logo, criatividade traz qualidade de vida, então é algo que todo mundo deveria vivenciar, acreditar que pode, que é possível.

Só tem criatividade quem nasceu assim

É verdade que muitas pessoas já nascem sim com uma facilidade em criar, em inovar em variadas áreas da vida. Mas a criatividade também é algo que pode ser adquirido, exercitando a mente diariamente. A criatividade não é uma iluminação especial, algo apenas para poucas pessoas. Essa ideia faz muita gente já desistir de início e não acreditar no próprio potencial, que é o primeiro passo. O segundo é buscar boas referências, estar próximo de pessoas criativas e consumir muita arte (visitar museus, ler mais livros, assistir filmes, ouvir músicas de qualidade.)

É algo apenas para as pessoas que trabalham com arte

Artistas, arquitetos, designers, cantores… a lista de profissões que envolvem a criatividade é grande, mas não são os únicos. Se criatividade é a capacidade de criar, inovar e trazer soluções diferentes, qual seria o motivo a isso estar associado apenas a um grupo de profissões? Um exemplo interessante para citar é dentro da área médica, onde muitos pode achar não ter espaço para a criatividade. Mas é justamente onde a criatividade traz ainda mais humanização ao atendimento. 

mãozinha de deus - ideia criativa enfermagem

Esse exemplo da foto foi de uma técnica desenvolvida pela enfermeira Lidiane Melo, em um momento de desespero em plena pandemia da Covid-19. Uma solução criativa que salvou vidas e trouxe mais conforto a tantos pacientes, o post em que ela mostrou a técnica viralizou e a ideia foi replicada em hospitais de todo país.

Criatividade é desordem

Quanta vezes já vimos aquele estereótipo de uma pessoa criativa, mas com tudo ao redor desorganizado. Pode ser sim que exista pessoas criativas e não tão organizadas, mas não é uma regra. Pessoas que organizadas, que gostam de métricas, também podem ser criativas.

E em muitos casos, para que boas ideias cheguem, não bastam apenas estímulos, mas um ambiente organizado e preparado para isso. Manter o ambiente de trabalho organizado traz uma sensação de paz e relaxamento. Tarefas devidamente planejadas e anotadas ajudam a arejar a cabeça, a preparando para ideias frescas.

Que tal conhecer os bloquinhos e planners da Yellah para se organizar no dia dia?

Acredite, a criatividade também é para você! Escolha esse caminho e tenha uma qualidade de vida bem melhor, seja no trabalho ou também na vida pessoal.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para navegar por outros posts do blog, conhecer a nossa loja: com produtos estampados, coloridos e criativos! E também seguir o Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.
×