Aprenda a combinar as cores de uma forma fácil

Você sabe combinar as cores de uma forma harmônica? Que as cores iluminam o ambiente, despertam alegria e trazem significados diferentes a cada combinação, você provavelmente já deve saber. Neste post você terá dicas rápidas e práticas de como usar as cores de uma melhor forma em seu dia dia e fazer melhores escolhas.

como combinar cores circulo cromatico

Combinar cores é um conhecimento simples, que não deveria ser limitado apenas a pessoas que trabalham em áreas criativas. Por que todo mundo precisa das cores, todo mundo em algum momento escolherá algo que envolve cor, desde uma simples troca de roupa até mesmo a escolha das cores para pintar a parede da casa.

Combinando cores com o círculo cromático

Antes de começar a mostrar como são feitas as combinações de cores, é essencial entender sobre o círculo cromático, que também pode ser chamado de roda das cores ou círculo das cores. O círculo cromático é composto por três cores primárias, três cores secundárias e seis cores terciárias. Totalizando doze cores. As cores primárias são: vermelho, azul e amarelo. A cores secundárias são derivadas da mistura das cores primárias, e por fim, as cores terciárias se originam da combinação das cores primárias e secundárias.

Com o círculo cromático em mãos, fica fácil combinar cores!

Com o círculo cromático em mãos, você pode ter várias técnicas de combinações, que é o que será exemplificado em seguida. Esse conhecimento pode ser usado para tudo que você for fazer relacionado à cores: escolher o seu look, a decoração da casa ou qualquer outra composição.

Combinações de Cores Análogas

 

combinações de cores analogas

É a combinação de três cores, sendo uma a primária e as outras duas que estão ao lado no círculo de cores. 

Combinações de Cores Complementares

 

combinações de cores complementares

Se você traçar uma linha reta no centro do círculo, encontrará duas cores, uma em cada ponta oposta. Cada cor complementa a outra, é ideal quando você precisa de uma combinação com muito contraste.

Combinações de Cores Tríades

 

combinações de cores tríades

Se você traçar um triângulo em cima do circulo cromático, cada ponta dele indicará uma cor para uma combinação harmônica. O ideal é usar uma cor como a principal e as outras duas para efeitos secundários.

Combinações de Cores Intercaladas

 

combinações de cores  intercaladas

É uma combinação que se assemelha a “análogas”, com a diferença de que são intercaladas, como próprio nome diz. Se comparado às análogas, é uma combinação que adiciona um pouco mais de contraste.

Combinações de Cores Complementares Divididas

 

combinações de cores  divididas

Enquanto na harmonia complementar são duas cores opostas no círculo, aqui existe a adição de mais uma cor, que fica ali próxima da cor que seria a outra complementar. É ideal para um contraste mais suave do que a harmonia complementar tradicional.

Combinações de Cores Quadrilaterais

 

combinações de cores quadrilaterais

A harmonia quadrilateral é semelhante a harmonia triádica, porém com quatro cores igualmente distantes. É basicamente um quadrado dentro do círculo cromático.

Combinações de Cores Tetrádicas

 

combinações de cores  tetrádicas

A harmonia tetrádica são dois pares de cores complementares, para descobrir as cores, basta traçar um retângulo mais compridinho dentro do círculo cromático.

Se você gosta de combinar cores, vai amar os produtos da Yellah!

 

Gostou deste conteúdo de como combinar cores? Aproveite para navegar por outros posts do blog, conhecer a nossa loja: com produtos estampados, coloridos e criativos! E também seguir o Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.
×